segunda-feira, 1 de abril de 2019

Responsabilidade afetiva

Talvez esse lance de romantizar demais as coisas acabe me fazendo mal, me atrapalhando na vida... Acontece, que muitas vezes eu confundo um simples "oi" com o "oi" entusiasmado que o meu coração gostaria que fosse, acabo imaginando coisas que só existem na minha cabeça, que poderiam existir, mas só existem dentro de mim.
Como no dia que nos esbarramos na rua e você me olhou e sorriu e perguntou como eu estava, na hora eu quase não tive reação, a minha vontade maior era te dizer que eu estava sentindo falta de você, que todas as noites antes de dormir era você que estava nos meus pensamentos e sonhos, eu queria que aquela pergunta tivesse vindo com sentimento, com cuidado e carinho da sua parte em saber se eu realmente estava bem, mas não, era só uma pergunta casual que você teria com qualquer conhecido ao passar por ele na rua... E é aí que entra a responsabilidade afetiva, você vive a sua vida, e eu a minha sofrendo com saudades e blá blá blá, criando expectativas e jogando a culpa no outro quando dá m*rda, quando na verdade a culpada sou EU, sim, a culpa é minha e é minha responsabilidade lidar com isso, o outro não tem culpa dos meus surtos de saudade, se sofro calada, mais uma vez o outro não terá culpa em nada disso, é escolha ir atrás ou não. Eu sou a verdadeira culpada por fantasiar e romantizar momentos que eu sei que nunca acontecerão porque o outro não sente o mesmo, é minha responsabilidade arcar com as consequências quando coloco expectativas em cima de alguém e esse alguém não corresponde, e é mais ainda minha responsabilidade lidar com o caos e a dor quando tudo isso acontece, as expectativas frustadas, a dor de não ser correspondido, etc. É bom sonhar, ter esperança de que alguém vai ser como deseja, de esperar mais do outro, mas antes de pensar em qualquer coisinha assim, lembrar que no final muitas vezes só haverá dor e arrependimento é muito melhor, deixar que as coisas possam acontecer naturalmente e não colocar pressão em alguém para ser o que você quer que seja é ainda mais gostoso. As frustrações e decepções sempre farão parte de nós, é nossa escolha lidar com elas e seguir ou sofrer para sempre culpando o outro.
Deixa a romantização pros filmes da Disney, vai viver a vida sem esperar troco de ninguém, vale muito mais a pena e é mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário